Quer entender como funciona o Chromecast? Neste artigo nós explicamos todos os detalhes dessa maravilha da tecnologia
Cada vez mais consumidores têm a conhecida SMARTV: com ela, é possível fazer navegação na Internet, baixar apps para assistir filmes e muito mais, inclusive instalar a concorrida Netflix, que é o principal serviço de streaming de vídeo do mundo.
Porém, esse tipo de televisão é mais cara que as convencionais e, por isso, nem todo mundo consegue comprá-lo. Para solucionar isso, o Google oferece um pequeno dispositivo conhecido como Chromecast; saiba aqui como ele funciona, quais são as suas vantagens e onde adquiri-lo.
O que é Chromecast?
Esse é um pequeno aparelho, bem parecido com um pen drive, que pode ser colocado na televisão para que ela passe a ser SMARTV.
Dessa forma, será possível instalar na TV todos os aplicativos necessários para assistir a séries e a filmes.
Uma vez que o Chromecast está comprado e instalado, o consumidor não tem de pagar mensalidade por ele (a não ser que tenha comprado o equipamento a prazo).
Ressalta-se que as mensalidades da Netflix ou de outro serviço de streaming escolhido são pagas de maneira separada.
Como o Chromecast funciona?
Esse aparelho é configurado de forma bem fácil, mas é necessário que haja wi-fi no local e que a televisão na qual ele é instalado tenha entrada HDMI.
Se esses requisitos forem satisfeitos, o Chromecast permitirá não apenas que se acesse serviços de streaming na Internet como também os arquivos que estejam em computadores próximos ou outras televisões.
Suponha-se que uma casa tenha uma SMARTV em um cômodo e uma televisão comum no outro.
Se o Chromecast for colocado na televisão comum, os apps que estiverem na SMARTV também poderão ser acessados, bem como filmes que estejam no computador e outros arquivos semelhantes.
Vantagens de usar o Chromecast
Se permitir que os consumidores usem uma TV normal como SMARTV não for suficiente, há ainda outras vantagens para quem adquire esse pequeno aparelho:
- Será possível colocar na tela da TV os conteúdos que estão sendo acessados pelos smartphones mais próximos, mas apenas se eles forem de sistema Android;
- Dá para acessar pastas de música e reproduzi-las, da mesma forma que se fazia com os DVDs;
- Pessoas que têm uma conta do Google+, que é o serviço de armazenamento em nuvem do Google, podem acessar e exibir fotos que estejam guardadas ali;
- É possível configurar o Chromecast instalado na TV usando celular;
- Com esse equipamento, o consumidor reduz a sua necessidade de trocar de televisão. Muitas pessoas têm o desejo de comprar uma SMARTV porque desejam ter acesso a mais conteúdos, mas não podem fazer isso por falta de condições. Para essas, o Chromecast satisfaz o desejo de acessar mas coisas, sem o custo de uma nova TV. Para quem teria condições de fazer essa compra, o aparelhinho oferece a chance de economizar um pouco;
- Como todos os produtos criados pelo Google, a aceitabilidade do Chromecast é bem alta e isso faz com que muitos aplicativos sejam compatíveis com ele, ou seja, possam ser instalados. É verdade que ainda há incompatibilidade com alguns apps, mas a tendência é que essa lista diminua cada vez mais;
- O aparelho é bem pequeno e a pessoa pode carregá-lo dentro de qualquer mochila ou bolsa. Com isso, é possível levá-lo para a casa de um amigo que tenha TV comum e fazer uma sessão de Netflix, por exemplo;
- É muito fácil utilizar o Chromecast, sendo preciso pouca explicação para que as pessoas naveguem com esse aparelho sem problemas;
- Esse adaptador é muito mais eficiente que várias SMARTVS. Na realidade, muitas dessas TVs funcionam com certa lentidão e com travamentos, o que não acontece com o Chromecast.
Qual é o valor médio do Chromecast?
Não há necessidade de desembolsar valores absurdos para comprar esse aparelho: a sua versão intermediária, que é a 2, custa menos de R$ 180,00 a R$ 230,00; se o indivíduo o compra à vista, não pagará mais absolutamente nada por todo o tempo em que esse adaptador for usado (a não ser a mensalidade do serviço de streaming que escolher).
Cabe salientar que existem alguns aparelhos semelhantes ao Chromecast que custam menos. Todavia, eles podem não apresentar a lista completa de vantagens que foi dada aqui e até não serem seguros.
Como fazer a configuração do Chromecast
- Coloca-se o Chromecast na televisão;
- Instala-se na televisão um app chamado de Google Home;
- Clica-se em “Primeiros passos”;
- Coloca-se uma conta de acesso do Google;
- Algumas permissões serão solicitadas e o consumidor pode dá-las ou não;
- Conecta-se a nova televisão;
- Faz-se a conexão com o wi-fi do local;
- Escolhe-se a vinculação do Chromecast;
- Coloca-se um e-mail.
Depois desses estágios, o consumidor pode assistir a um tutorial do Chromecast ensinando a fazer transmissão.
Para quem não quiser ver o tutorial oficial, dá para procurar alguns pelo Youtube ou mesmo seguir o menu até conseguir transmitir.