A Agência Nacional de Telecomunicações, ou apenas Anatel como é conhecida, é sem dúvida um dos principais órgãos do Brasil, visto que cabe a ela fiscalizar e gerenciar todas as empresas que atuam no setor de telecomunicação no país, setor que cresceu muito nos últimos tempos, com a fusão de algumas companhias, e também com a formação de novas instituições.
A Anatel é um órgão que está diretamente ligado ao Ministério da Comunicação, e uma das suas principais funções é garantir um serviço de qualidade para os clientes finais desse produto, ou seja, o foco é o consumidor, fazendo com que ele receba o serviço que foi contratado.
Por esse motivo, a Central de Atendimento por telefone da Anatel é um serviço muito requisitado, pois é uma garantia de que o consumidor será realmente ouvido, e atendido, pelas companhias de telecomunicação, vale lembrar que a cada reclamação feita, a empresa alvo dessa reclamação precisa responder pelos seus atos, e explicar o motivo do consumidor não está satisfeito com o serviço prestado.
Telefones da Central de Atendimento da Anatel
Para atender as diversas demandas dos consumidores, a Anatel disponibiliza um canal direto no qual as solicitações podem ser feitas, para que sejam aplicadas as medidas cabíveis para cada uma das situações apresentadas, trata-se do telefone de atendimento 1331.
Através desse número, as pessoas conseguem realizar pedidos de informações, registrar reclamação sobre a prestadora de serviço, denunciar qualquer tipo de exploração ilegal ou irregularidade no serviço prestado, e também fazer o registro de sugestões diversas, vale ressaltar que o atendimento é garantido, ou seja, seja qual for o motivo da ligação, ela será repassada para a pessoa responsável.
Uma informação importante é que os consumidores que tiverem qualquer problema auditivo poderão ligar para o número 1332 para receber um atendimento especializado. A central de atendimento funciona de segunda a sexta (exceto feriados) das 8h às 20h.
Já aquelas pessoas que desejam fazer um registro sobre a atuação da Anatel, o canal recomendado é o telefone da ouvidoria da instituição, o número é o (61) 2312-2081. Também é possível ir a um dos postos autorizados, e a lista completa pode ser acessada no site da instituição.
Como registrar uma reclamação pelo telefone
O registro de uma reclamação pelo telefone da Anatel é muito simples, basta informar para a atendente os dados pessoais como nome completo, endereço e em alguns casos número de um documento para identificação, e em seguida relatar o motivo da reclamação.
É essencial que a pessoa detalhe muito bem o motivo da sua ligação, para que dessa maneira o órgão consiga acionar as empresas envolvidas, e buscar alternativas para resolver o problema do consumidor. Vale lembrar sempre que cada caso é analisado por uma equipe de profissionais especializados para que eles possam dar um parecer para esse pedido.
Muitas vezes, as reclamações que chegam até a Anatel não podem ser levadas adiante devido à falta de informações, por isso, é essencial que os consumidores saibam explicar muito bem o problema enfrentado naquele momento.
Como consultar uma reclamação
Ao registrar uma reclamação na Anatel, o consumidor irá receber um número de protocolo e através dessa informação é possível consultar todo o processo do pedido, seja através da Central de Atendimento, seja através do site da instituição, isso fica a critério de cada pessoa.
Além disso, ao consultar a sua reclamação, o consumidor consegue acompanhar de perto o desenvolvimento do seu processo, podendo, inclusive, fazer as suas considerações, e informar se o problema foi resolvido pela prestadora de serviço, e se ele foi prontamente atendido.