Tire suas dúvidas sobre a Zona Azul SP e saiba como funciona o sistema de cobrança
Os motoristas que circulam pela cidade de São Paulo sabem da existência da Zona Azul, mas ela ainda é um mistério para quem vem de outras cidades ou para quem começou a dirigir recentemente.
Na prática, é simples compreender como ela funciona e quem passa muito pelas mesmas áreas logo grava os horários em que a zona azul está em funcionamento.
Descubra aqui como ela funciona, quais os benefícios que ela traz para o trânsito paulistano e o que acontece se o motorista não a respeita.
O que é a Zona Azul SP?
Criado por intermédio do decreto municipal 11.661, a Zona Azul é um tipo de estacionamento administrado pela Prefeitura e que tem pontos espalhados por toda a capital paulista.
Sendo do tipo rotativo, ele serve para que mais pessoas possam estacionar nos horários mais complicados.
Os motoristas que quiserem usar a Zona Azul precisam fazer um cartão digital, que é chamado de CAD.
Ressalta-se que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fiscaliza esses estacionamentos rotativos e pode aplicar multas para quem não obedece as normas referentes a eles.
Onde é possível estacionar com Zona Azul SP?
Pode-se localizar áreas desse estacionamento em muitos pontos da cidade, destacando-se que ela tem alguns espaços para usuários especiais, como os idosos.
No geral, são quase 42 mil vagas, e a menor quantidade é para os veículos de fretamento. Elas estão divididas em:
- Angélica;
- Boa Vista;
- Casa Verde;
- Estados Unidos;
- Ibirapuera;
- José Paulino;
- Mandaqui;
- Oriente;
- Perdizes;
- Santa Cecília;
- Tutoia;
- Água Rasa;
- Berrini;
- Castro Alves;
- Dante Pazzanese;
- Florêncio de Abreu;
- Museu do Ipiranga;
- Santo Amaro;
- Vila Clementino e outras regiões.
Como funciona a Zona Azul Digital
Esse aplicativo foi feito para que os usuários da Zona Azul pudessem validar o seu período de estacionamento, substituindo o sistema em papel, que funcionou até maio de 2017.
Dá para baixar o app da Zona Azul Digital usando a Apple Store ou na Google Play Store. Em ambas as lojas de app, é preciso que o ícone seja azul e que tenha o “@oficial CET”.
Qualquer aplicativo que não tenha essas características não é oficial da Companhia de Engenharia de Tráfego paulistano e não servirá para garantir vaga na zona azul.
O motorista vai se cadastrar no app e cadastrar o veículo que está dirigindo. Quando houver necessidade de estacionar em algum ponto que seja Zona Azul, é só ele fazer a ativação por meio do aplicativo, que mostrará um cronômetro: será o tempo total para que o motorista use aquela vaga.
Com esse app da CET, fica mais difícil de a pessoa perder o horário-limite do estacionamento e ser penalizada.
Quando o sistema ainda era em papel, era possível que o motorista se esquecesse de verificar a hora por estar ocupado com outras coisas.
Porém, o app da Zona Azul faz notificações conforme o período de uso da vaga está perto de expirar. Se for necessário continuar estacionado lá, o motorista só precisa renovar o tempo, como se faz em uma lan house.
Quanto custa o cartão da Zona Azul SP?
É a própria Companhia de Engenharia de Tráfego que estipula o valor do cartão de estacionamento da Zona Azul e há duas opções: o consumidor pode comprar um pacote com 10 cartões pelo custo de R$ 45,00 ou um cartão individual, que custa R$ 5,00.
Ressalta-se que a CET orienta os motoristas paulistanos a não comprar o cartão da Zona Azul em locais que cobrem mais do que isso.
Vantagens da Zona Azul SP
A Prefeitura de São Paulo assegura várias vantagens para quem usa esse estacionamento rotativo, como:
- Há diversas empresas credenciadas e com preços diferentes para a Zona Azul, com a ressalva de que não podem cobrar mais do que os valores dados acima;
- Não é preciso se preocupar com comprovantes de estacionamento, já que ele é digital e estará no aplicativo;
- Economia de tempo;
- Consultar o histórico de estacionamentos a fim de confirmar onde o veículo ficou parado e quando (isso é muito útil na eventualidade de um furto);
- Se for necessário renovar o tempo de estacionamento, o motorista pode fazer isso à distância com o app. Antes, devia-se voltar ao veículo para inserir mais tempo;
- O motorista não tem de preencher nada à mão.
Vagas especiais Zona Azul SP
O sistema rotativo de estacionamento também garante vagas a certas classes de motoristas:
- Idosos;
- Caminhoneiros;
- Entregadores e motociclistas;
- Deficientes físicos;
- Motoristas de veículo de fretamento;
- Quem esteja estacionando em áreas especiais, como o Pacaembu, Parque da Aclimação, Mercado da Cantareira, Parque do Ibirapuera e outros lugares naturalmente movimentados ou no qual haja algum evento.
O motorista que quiser saber se determinado lugar é de vaga especial da Zona Azul pode confirmar isso procurando por placas de identificação ou perguntando no posto de venda onde ele comprar o cartão.